0 comentário(s)

Dia Mundial da Juventude

Dia Mundial da Juventude acontece em fim-de-semana que arranca com Fé’stival
MANIFESTAÇÃO DE JUVENTUDE ESPERA REUNIR MAIS DE MIL JOVENS EM ANADIA

O Dia Mundial da Juventude 2008 vai ser celebrado, pelos jovens da diocese de Aveiro, no próximo dia 16 de Março, em Anadia, num fim-de-semana que arranca, na véspera com o Festival Diocesano da Canção Mensagem. O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional (SDPJV) de Aveiro teve esta semana a primeira reunião de preparação com a equipa arcipestal de Anadia, anfitriã e co-organizadora da logística desta jornada.
À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, na festa da juventude, feita em Domingo de Ramos, são esperados perto de 1200 jovens vindos dos 10 arcipestados da diocese. As inscrições para este dia devem ser feitas o mais rápido possível até dia 03 de Março na secretaria do SDPJV (mais informações em www.sdpj-aveiro.org).
O momento anual por excelência de encontro de jovens e animadores da Diocese de Aveiro promete este ano uma mão cheia de desafios, a começar pelo conceito subjacente a este dia, a criação de um “Admirável Mundo Novo”. Na base desta criação está a mensagem de Bento XVI para o 23º Dia Mundial da Juventude – “Ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas” (Act1,8) – e o contexto do Plano Pastoral da Diocese de Aveiro. Bento XVI fala da importante audácia dos jovens na redescoberta do Espírito Vital para viverem o evangelho e o proclamarem com a própria vida.

PROGRAMA DO DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE
O programa do Dia Mundial da Juventude 2008 tem este ano a particularidade de arrancar, na véspera, com a 8ª edição do Festival Diocesano da Canção Mensagem. No palco do Colégio de Famalicão, onde vai acontecer o Fé’stival, vão actuar 8 grupos das Paróquias de Aradas, Santo André, Gafanha da Encarnação, Lombomeão, Vera Cruz, S. Lourenço do Bairro, Avanca, e Schoenstatt – Gafanha da Nazaré. Já o domingo, propriamente dito, começa como de costume, com o acolhimento aos grupos participantes no anfiteatro de Vale Santo, em Arcos. No final da Oração da Manhã está dado o mote para as surpresas do dia. Os mais de mil jovens serão distribuídos por 30 Workshop’s que vão espalhar jovens por toda a cidade de Anadia nas mais diversas actividades que vão das Danças de Salão aos Origamis, da expressão dramática à língua gestual e que pelo meio espalham comunicação, cultura, percussão, capoeira e teatro. Nesta manhã de encontro, convívio, partilha e troca de conhecimentos, orientados por formadores das várias áreas, os jovens estarão, indirectamente, a ser obreiros da criação do admirável mundo que depois do almoço comunitário volta a reunir todos, no espectáculo no marcado para as 14h30. A festa da juventude encerra, depois da partilha da criação de todos os grupos, com a procissão dos Ramos e a Eucaristia presidida pelo Bispo da Diocese D. António Francisco será às 16h00 na Igreja Paroquial de Arcos.


Comunicação SDPJV Aveiro’08

0 comentário(s)

JC CUP 2008



No dia 12 de Janeiro de 2008, realizou-se pela primeira vez um torneiro de futebol de cinco, designado "JC CUP 2008", no recinto da escola EB 2/3 Pe. Donaciano de Abreu Freire em Estarreja. Participaram equipas compostas por um número máximo de doze elementos por grupo de jovens e catequeses, com idades mínimas de 15 anos, dos arciprestados de Estarreja e Murtosa.
Foi regulamentado com regras de futsal, fairplay e com espírito de "anti-competição".
Participaram treze equipas, que tomaram a liberdade de escolher de forma criativa o nome para a sua equipa: CJ 10, Cebools, os Indecentes, Maré Jovem, Bunhos, Diz que é uma espécie de equipa, ELCA, G3's, Golfinhos, os Minis, Renascer, Vatenabó e GJP.







Estiveram presentes neste encontro, cerca de duas centenas de Jovens dos quais 140 pertenciam às equipas e os restantes vieram apoiar os seus colegas.
Os jovens para além de estarem motivados pelo desporto, viveram um ambiente de partilha, convívio e de amizade. Tendo como maior troféu a vivência de Jesus Cristo entre eles.



Neste torneio não houve vencedores nem vencidos, somente existiu uma única taça por unanimidade: o espírito de união entre jovens com o coração aberto para Cristo.