1 comentário(s)

UPS - Uma directa com Deus

Recebido por mail, anexos no final:

Bora lá? Noite UPS (upa p'o Sameiro) Uma directa com Deus? Aceitas o desafio?


Caros amigos

Depois da feliz experiência do ano passado, queremos convidar-vos a
participar na noite "UP'S" de 23 de Maio em Braga.

Noite "UP'S - uma directa com Deus", sim porque o desafio é vivermos e
mostrarmos irreverência na coragem e na coerência de vida. Como
Cristãos que somos só nos podemos orgulhar em tomarmos uma decisão de
estarmos com centenas de Jovens a caminhar pela noite dentro.

Convidamo-vos a ver o filme do ano passado, cliquem neste link e
poderão descobrir ou relembrar momentos únicos.

http://br.youtube.com/watch?v=xvoWMNbpD1E e visitem também o nosso blog;

http://www.noite-ups.blogspot.com/

Podeis divulgar o cartaz que vai em anexo ou pedir cartazes que nós enviamos. Utilizem esta ficha de inscrição e façam-na chegar a todos os vossos amigos.

Contamos convosco e lá estaremos no dia 23 à noite, fico à vossa espera.

Sejam rápidos. Precisamos de saber quantos seremos para melhor podermos organizar.

um abraço amigo

P. Marcelo



Cartaz
Inscrições

0 comentário(s)

Quadragésima.com

Recebo e faço seguir a - Quadragésima.com - que se iniciou no Confessionário..."O tempo da Quaresma é um tempo de descoberta da nossa identidade como cristãos.É um tempo de encontro connosco próprios e com Deus.É um tempo especial de introspecção e reflexão. Porque não havemos de o fazer aqui, na net, e de uma forma mais comunitária, ajudando-nos uns aos outros?!Deste objectivo nasce esta proposta, a "quadragésima.com".Regras da quadragésima.com:

1- Ao receber a "quadragésima.com" o blogger deve reflectir na sua relação com Deus e descobrir uma frase, bíblica ou não, que a defina;

2- Depois de o fazer deve re-escrever num post estas regras, as frases já assinaladas pelos anteriores bloggers (com o respectivo link), e escrever a sua;

3- No post deve incluir quem deseja convidar (pode e deve manifestá-lo no blog da pessoa convidada);

4. Não é permitido fazer mais que um convite ao mesmo tempo;

5- O blogger que, recebendo a "quadragésima.com", não estiver interessado em aceitá-la, deve indicá-lo ao seu emissário para que este lhe dê seguimento através de outro blogger;

6- Não podem aceitar mais que uma vez a "quadragésima.com"; se o convite aparecer, mesmo vindo de outra "frente", devem igualmente informar o emissário do segundo convite;

7- A "quadragésima.com" realiza-se em 3 frentes: frente "Deus-Pai"; frente "Jesus"; frente "Espírito Santo"; estas frentes funcionarão quase como equipas, para tentar chegar ao maior número de bloggers possível (não se trata de encontrar vencedores, mas empenhados)

8. A "
quadragésima.com" será encerrada na Sexta-feira Santa, dia 21 de Março, pelas 12.00 horas, hora em que o último blogger receptor deve endereçá-la, já com a sua frase, a este endereço,para publicitarmos todas as frases que definem a nossa relação com Deus nesta Quaresma de 2008 .Obrigado por aceitares a quadragésima.com

E a minha frase é:"Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas." Jo 10, 11 - Confessionário dum padre "-

-----------

Cabe-me escolher outra casa para receber - Deus Pai"...

Entrego a - Jovens e Missão

-E a minha frase é:
" Levanto os olhos para os montes:
De onde me virá o auxílio?
O meu auxílio vem-me do Senhor
que fez o céu e a terra"

Salmo 121,1.2

Eu estou aki

-----------------------------------

A minha frase é “O Senhor é meu pastor, nada me falta”

Sl 23,1

Jovens e Missão

-----------------------------------

Entrego a Ser Ajuda
-----------------------------------

"Eu, tu - Juntos"

Ser Ajuda, entregue a Jovens em Movimento

------------------------------------------------------------------

João 15:15 - Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.

Jovens em Movimento entregue a Equipa Arciprestal de Jovens Estarreja - Murtosa

-----------------------------------------------------------------

1 João 2,14 -
jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno.

EAJovEM, entregue a É a Lókura!


1 comentário(s)

Caminhada Quaresmal de Jovens

Pelo Quinto ano consecutivo os jovens de Estarreja e Murtosa caminharam no início da Quaresma.

Foi no passado
dia 10 de Fevereiro, primeiro Domingo da Quaresma, que se realizou pelo 5º ano consecutivo a Caminhada da Quaresma para os jovens dos Arciprestados da Estarreja e Murtosa, organizada pela EAJovEM – Equipa Arciprestal de Jovens Estarreja-Murtosa.
Este ano a caminhada contou com a presença de cerca de centena e meia de jovens (não se contando neste número os animadores), que caminharam ao longo do percurso BioRia em Salreu, rodeados por uma paisagem fantástica e que possibilitou um excelente trabalho com os jovens.



E feito o Check-in, os jovens divididos por grupos partiram para mais uma caminhada, começando logo com a oração da manhã e a apresentação. Entrando no percurso BioRia propriamente dito, começou também a reflexão em torno do tema desta caminhada. O tema desta caminhada (de encontro com o trabalho da Campanha da Quaresma do Jovens) foi em torno de os jovens tomarem conhecimento do mundo em que vivem, e do seu papel enquanto jovens, e jovens cristãos, para torná-lo melhor. De paragem em paragem, os jovens foram aprofundando esta temática, primeiro através de um texto, “Pássaros sem ninho”, e imagens, depois através de dados estatísticos, seguiu-se a introdução da Palavra de Deus no contexto e por fim o compromisso de cada um.

No meio da natureza, desejando procurar um mundo melhor, os jovens foram convidados, tal comos as aves colocam os seus ovos, fontes de vida nova, no ninho, a colocar os seus compromissos dentro de ovos e estes dentro de um ninho; é no aconchego do ninho que as aves cuidam e protegem os ovos para que destes surja vida nova, fonte de esperança. Também deste ninho se encontram ovos que têm no seu interior compromissos para a esperança de um mundo melhor.

O ninho encontra-se neste momento a percorrer todas as paróquias dos jovens que participaram na caminhada, com o intuito de manter vivo o compromisso de cada um dos jovens.
Será por alturas do Fátima Jovem que deste ninho brotarão sementes de esperança, pois será em Fátima que reviveremos a caminhada, com uma pequena actividade em torno do ninho.


A caminhada não podia terminar de outra forma, que não a celebração da Eucaristia. Na Igreja Matriz de Salreu pelas 16h00 celebrou-se a Eucaristia, animada por todos os jovens que estiveram na caminhada e presidida pelo Pároco de Salreu.

0 comentário(s)

Dia Mundial da Juventude

Dia Mundial da Juventude acontece em fim-de-semana que arranca com Fé’stival
MANIFESTAÇÃO DE JUVENTUDE ESPERA REUNIR MAIS DE MIL JOVENS EM ANADIA

O Dia Mundial da Juventude 2008 vai ser celebrado, pelos jovens da diocese de Aveiro, no próximo dia 16 de Março, em Anadia, num fim-de-semana que arranca, na véspera com o Festival Diocesano da Canção Mensagem. O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional (SDPJV) de Aveiro teve esta semana a primeira reunião de preparação com a equipa arcipestal de Anadia, anfitriã e co-organizadora da logística desta jornada.
À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, na festa da juventude, feita em Domingo de Ramos, são esperados perto de 1200 jovens vindos dos 10 arcipestados da diocese. As inscrições para este dia devem ser feitas o mais rápido possível até dia 03 de Março na secretaria do SDPJV (mais informações em www.sdpj-aveiro.org).
O momento anual por excelência de encontro de jovens e animadores da Diocese de Aveiro promete este ano uma mão cheia de desafios, a começar pelo conceito subjacente a este dia, a criação de um “Admirável Mundo Novo”. Na base desta criação está a mensagem de Bento XVI para o 23º Dia Mundial da Juventude – “Ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas” (Act1,8) – e o contexto do Plano Pastoral da Diocese de Aveiro. Bento XVI fala da importante audácia dos jovens na redescoberta do Espírito Vital para viverem o evangelho e o proclamarem com a própria vida.

PROGRAMA DO DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE
O programa do Dia Mundial da Juventude 2008 tem este ano a particularidade de arrancar, na véspera, com a 8ª edição do Festival Diocesano da Canção Mensagem. No palco do Colégio de Famalicão, onde vai acontecer o Fé’stival, vão actuar 8 grupos das Paróquias de Aradas, Santo André, Gafanha da Encarnação, Lombomeão, Vera Cruz, S. Lourenço do Bairro, Avanca, e Schoenstatt – Gafanha da Nazaré. Já o domingo, propriamente dito, começa como de costume, com o acolhimento aos grupos participantes no anfiteatro de Vale Santo, em Arcos. No final da Oração da Manhã está dado o mote para as surpresas do dia. Os mais de mil jovens serão distribuídos por 30 Workshop’s que vão espalhar jovens por toda a cidade de Anadia nas mais diversas actividades que vão das Danças de Salão aos Origamis, da expressão dramática à língua gestual e que pelo meio espalham comunicação, cultura, percussão, capoeira e teatro. Nesta manhã de encontro, convívio, partilha e troca de conhecimentos, orientados por formadores das várias áreas, os jovens estarão, indirectamente, a ser obreiros da criação do admirável mundo que depois do almoço comunitário volta a reunir todos, no espectáculo no marcado para as 14h30. A festa da juventude encerra, depois da partilha da criação de todos os grupos, com a procissão dos Ramos e a Eucaristia presidida pelo Bispo da Diocese D. António Francisco será às 16h00 na Igreja Paroquial de Arcos.


Comunicação SDPJV Aveiro’08

0 comentário(s)

JC CUP 2008



No dia 12 de Janeiro de 2008, realizou-se pela primeira vez um torneiro de futebol de cinco, designado "JC CUP 2008", no recinto da escola EB 2/3 Pe. Donaciano de Abreu Freire em Estarreja. Participaram equipas compostas por um número máximo de doze elementos por grupo de jovens e catequeses, com idades mínimas de 15 anos, dos arciprestados de Estarreja e Murtosa.
Foi regulamentado com regras de futsal, fairplay e com espírito de "anti-competição".
Participaram treze equipas, que tomaram a liberdade de escolher de forma criativa o nome para a sua equipa: CJ 10, Cebools, os Indecentes, Maré Jovem, Bunhos, Diz que é uma espécie de equipa, ELCA, G3's, Golfinhos, os Minis, Renascer, Vatenabó e GJP.







Estiveram presentes neste encontro, cerca de duas centenas de Jovens dos quais 140 pertenciam às equipas e os restantes vieram apoiar os seus colegas.
Os jovens para além de estarem motivados pelo desporto, viveram um ambiente de partilha, convívio e de amizade. Tendo como maior troféu a vivência de Jesus Cristo entre eles.



Neste torneio não houve vencedores nem vencidos, somente existiu uma única taça por unanimidade: o espírito de união entre jovens com o coração aberto para Cristo.

0 comentário(s)

Caminhada Quaresmal de Jovens

Seguindo aquilo que se vai tornando uma tradição, a Equipa Arciprestal de Jovens organizará a Caminhada Quaresmal, que tem como objectivo principal "ambientar" os jovens para o tempo de preparação para a Páscoa do Senhor. Também como habitualmente, esta Caminhada será realizada no primeiro Domingo da Quaresma.

Os detalhes deste evento serão divulgados brevemente neste blog. Mantém-te atento(a)!