Mãos à Obra!

Pois é, amigos.
Depois de umas merecidas férias, que ajudaram a retemperar energias, é hora de voltar ao trabalho. O novo ano pastoral está à porta e é altura de se apontarem objectivos, delinearem estratégias, definirem actividades... Nesse sentido, a Equipa Arciprestal reúne na próxima quinta-feira, pelas 21h00, em Beduído.

Assim que fôr oportuno, serão divulgadas informações sobre as actividades a realizar.

5 comentário(s):

Anónimo disse...

Olá amigos jovens da equipa arcipestral da Estarreja-Murtosa gostaria de começar este pequeno comentário desejando um óptimo inicio de ano pastoral. Os meus sinceros parabéns por trabalharem para Cristo "digo eu", assim pelo menos espero!Na verdade o que têm feito por nós jovens que não somos chefes, tem sido muito, muito pouco, resume-se a caminhadas, Fátima Jovem, Dia Mundial da Juventude e uns festivais que nem sei bem qual é a finalidade! Apenas convivio, digo eu...
Fico triste, porque trabalhar para a sociedade, sinceramente pouco ou nada vejo, mas sim em prol próprio... sei que também é importante, não nego isso, mas amigos que preparam o calendário, ganhem um pouco mais de coragem e procurem evangealizar, pois isso, pelo menos a onde vivo, não existe, só Fátima Jovem, ir ter com umas miúdas, beber uns copos, sair, dá sempre geito ter um escape para sair de casa:)... infelizmente foi o que percebi este ano de 2007 no Fátima Jovem, e sobretudo do nosso arciprestado. Por isso há que incutir valores mais próprios, apostar mais na reflexão interior, ensinar os verdadeiros designios de Deus.. e então depois sim, porque não algum lazer... Claro que sim! Eu sei que não é fácil, até porque a grande maioria dos jovens de hoje, andam apenas a fazer número e sobretudo chega-se á óbvia conclusão de que "fazem o crisma", se é que fazem...e pronto está feito o meu encontro com Deus! Agora só quando me casar voltarei a falar com ele, e apenas por breves momentos...tipo rapidinha! Não és jovens amigos que vos devia interessar... mas é o que vejo! Fico imensamente triste por isso...desculpem a minha sinceridade!
Estou a ser longo eu sei... mas não poderia deixar passar a oportunidade de vos dizer que não vejo jovens, e não podem negar isso, pois os verdadeiros esses voces afastam com alguns caprichos desnecessários... mas pronto não se é perfeito!
Eu por exemplo, Vivo no Bunheiro e não vejo jovens, ou seja já não se pode dizer equipa arciprestal, pois bunheiro não faz concretamente parte..., Torreira, tenho lá alguns amigos e não sei se há grupo de jovens,penso que não. Na verdade, conheço apenas uma amiga que pertence ao "Movimento Sol Nascente", mas nem sei se é Grupo de Jovens,(penso que é assim que se chama), na Murtosa, pouco ou nada há, Pardelhas e Monte, basicamente gente muito pouco madura e com pouca formação... ainda, mas claro é importante fazê-los crescer... em Estarreja sei um pouco menos da situação, mas também não deve fugir muito a esta realidade, salvo uma ou outra excepção e ainda bem! Amigos, não interpretem como uma crítica pessoal, é colectiva, pois todos nós jovens temos culpa do afastamento que existe entre os jovens de Deus!
Ora aqui está um desafio que vos deixo, porque não utilizar a verdadeira "missão" aqui, encontrar estratégias e caminhos válidos para conduzir os jovens a Deus "Todos", até mesmo aqueles que não nos damos bem, isso é que é ser-se de Cristo, mas infelizmente e para final de comentário, não sinto, nem confiança nem capacidade nesta equipa, que vejo trabalhar à cerca de dois anos pelo menos. Sei que a caminhada é longa e não se faz de um dia para o outro, mas por favor mudem de estratégia e de mentalidade, pois com certos animadores, dificilmente se consegue caminhar com Jesus Cristo verdadeiramente... se eles proprios seleccionam quem pertence a quem... por amor de Deus mudem, arranjem sangue novo, novas ideias, inovem que infelizmente ainda não foram capazes de o fazer. Amigos um forte abraço e façam o melhor que sabem, mas o melhor para mim implica juntar o todo o barro e formar um vaso novo, uma equipa mais dinâmica com projectos válidos e úteis à sociedade!

EAJovEM disse...

Caro amigo,
antes de mais, obrigado pelo comentário, todas as opiniões são bem-vindas. Tenho pena, no entanto, que a coragem de efectuar críticas tenha que ficar escondida por detrás do anonimato...

Quanto ao calendário do ano que agora começamos, não me poderei ainda prolongar muito pois deixei o trabalho regular com a equipa, ficando responsável apenas pelo blog e por um ou outro contributo pontual.
Já em relação ao trabalho desenvolvido anteriormente, para muitos poderá parecer pouco (e será sempre pouco, efectivamente), mas para nós significa um enorme investimento do nosso tempo na organização das actividades. Só para terem uma ideia, a "simples" preparação da Caminhada Quaresmal levou a cerca de 4, 5 reuniões, todas com cerca de 3 horas. Isto no espaço de 2 semanas é obra, para quem tem mais vida e também responsabilidades a nível paroquial. Já dizer que a finalidade de uma Caminhada é apenas o convívio... é uma opinião, apesar de o objectivo ser a preparação para a Quaresma.

Em relação aos "caprichos desnecessários", não sei a que se refere e por isso não comentarei.

Quanto à Torreira, existe um Grupo de Jovens há 5 anos, chamado "Mar de Sal". O "Movimento Sol Nascente" foi criado à margem do programa pastoral da paróquia e assim continua.

Em relação ao Bunheiro, nós fazemos o possível por ter representantes (e não "chefes") de todas as paróquias, mas não os podemos "fazer". E também por isso o processo de renovação de uma equipa é sempre gradual e não de um dia para o outro como pede.

Depois de um comentário também longo, apenas dizer que haverá uma ou outra novidade no calendário deste ano. Mantenham-se atentos.

EAJovEM disse...

Apenas para informar que o último comentário foi escrito por mim, esqueci-me de o assinar.

Rui Aresta, animador do GJ da Torreira entre Maio de 2002 e Setembro de 2007

Anónimo disse...

Caros amigos que fizeram os comentários anteriores... Espero que este debate de ideias e opiniões esteja a ser saudável e vos tenha aberto algum bom senso. De facto concordo com o primeiro comentário, quando este diz que tudo está a desenrolar-se com muita lentidão os mesmo quase parado! Mas, contudo tenho a consciência de que tudo leva o seu tempo e a caminhada não é fácil de facto. Concordo porém com a resposta, que quanto a mim esteve à altura, apesar de a considerar apenas politicamente correcta. É saudável quando se lêem comentários destes, pois apesar da discussão que possa gerar devemos sempre pensar positivo, e só encarando a verdade dos factos é que se caminha para uma melhor solução e melhores ideias. Assim vale apena debater. Saber criticar e saber ouvir é responder correctamente. Espero é que ambos estejam conscientes que não é fácil para quem critica e muito menos para quem tem que se defender. Mas é muito válido volto a dizê-lo. Por último quero apenas referir-me ao comentário menos feliz que este último faz quando diz que "O Movimento Sol Nascente" foi criado à margem do programa pastoral da paróquia e assim continua". pois... de facto não foi feliz... aqui não esteve nada bem amigo, em primeiro lugar, porque é que continuam à margem então? Porque não o integram? Caro Amigo a não coloca nada nem ninguém à margem, deve sempre apoiar todas as iniciativas, sendo elas francamente válidas, o que me parece ser o caso. É importante Deixar trabalhar e aceitar iniciativas capazes, só apoiando é que se contribui para a construção de um mundo de Paz, Dinâmico e Fraterno. Em segundo lugar penso que esteve mal ao referir-se como se tratasse de algo que não interessa, ou que nem sequer existe... caro amigo, não é boa filosofia de vida! É importante cativar, trabalhar em grupo, porque todos juntos nunca seremos de mais, certo? Não pense assim pois, sei que este grupo está a trabalhar segundo os valores do envagelho. Um comentário infeliz...
Mas o importante é que se possa integrar e trabalhar com todos, seja o Grupo A, B ou C, independentemente das iniciativas que possam ter os diferentes grupos. Parabéns pelo esforço que têm feito, e espero realmente por essas novidades que anunciou que estarão para breve.
Cumprimentos,
Ao trabalho amigos...

Rui Aresta disse...

Quero apenas deixar bem claro que aquilo que disse (e mantenho) em relação ao "Movimento Sol Nascente" foi enquanto paroquiano da Torreira, antigo animador do Grupo de Jovens da paróquia e membro do Conselho Pastoral. Sendo este blog da Equipa Arciprestal, não voltarei a falar desse assunto aqui, estando disponível para esclarecer alguma dúvida no blog "Mar de Sal".