Caminhada Quaresmal de Jovens

Pelo Quinto ano consecutivo os jovens de Estarreja e Murtosa caminharam no início da Quaresma.

Foi no passado
dia 10 de Fevereiro, primeiro Domingo da Quaresma, que se realizou pelo 5º ano consecutivo a Caminhada da Quaresma para os jovens dos Arciprestados da Estarreja e Murtosa, organizada pela EAJovEM – Equipa Arciprestal de Jovens Estarreja-Murtosa.
Este ano a caminhada contou com a presença de cerca de centena e meia de jovens (não se contando neste número os animadores), que caminharam ao longo do percurso BioRia em Salreu, rodeados por uma paisagem fantástica e que possibilitou um excelente trabalho com os jovens.



E feito o Check-in, os jovens divididos por grupos partiram para mais uma caminhada, começando logo com a oração da manhã e a apresentação. Entrando no percurso BioRia propriamente dito, começou também a reflexão em torno do tema desta caminhada. O tema desta caminhada (de encontro com o trabalho da Campanha da Quaresma do Jovens) foi em torno de os jovens tomarem conhecimento do mundo em que vivem, e do seu papel enquanto jovens, e jovens cristãos, para torná-lo melhor. De paragem em paragem, os jovens foram aprofundando esta temática, primeiro através de um texto, “Pássaros sem ninho”, e imagens, depois através de dados estatísticos, seguiu-se a introdução da Palavra de Deus no contexto e por fim o compromisso de cada um.

No meio da natureza, desejando procurar um mundo melhor, os jovens foram convidados, tal comos as aves colocam os seus ovos, fontes de vida nova, no ninho, a colocar os seus compromissos dentro de ovos e estes dentro de um ninho; é no aconchego do ninho que as aves cuidam e protegem os ovos para que destes surja vida nova, fonte de esperança. Também deste ninho se encontram ovos que têm no seu interior compromissos para a esperança de um mundo melhor.

O ninho encontra-se neste momento a percorrer todas as paróquias dos jovens que participaram na caminhada, com o intuito de manter vivo o compromisso de cada um dos jovens.
Será por alturas do Fátima Jovem que deste ninho brotarão sementes de esperança, pois será em Fátima que reviveremos a caminhada, com uma pequena actividade em torno do ninho.


A caminhada não podia terminar de outra forma, que não a celebração da Eucaristia. Na Igreja Matriz de Salreu pelas 16h00 celebrou-se a Eucaristia, animada por todos os jovens que estiveram na caminhada e presidida pelo Pároco de Salreu.

1 comentário(s):

Jovens em Movimento disse...

Amigos, passem pelo nosso blog, pois temos uma missão para voces, que antes nos foi passada e agora e a vossa vez.

Um abraço em Cristo